Visitando uma mina de ouro em Minas Gerais

14 comentários


Fui visitar a cidade histórica de ouro preto e mariana onde tive o prazer de conhecer a mina santa Rita e o guia Jefferson o qual  quero parabeniza-lo
 pela excelente aula que tive ,sobre a história do lugar .





A Mina santa Rita foi escavada por negros no período no primeiro ciclo do ouro em Ouro Preto, nessa época as minas eram escavada artesanalmente, sem utilização de explosivos.





Os túneis são úmidos e estreitos, por isso, naquela época castravam-se os escravos de maior estatura, já que era preciso que eles fossem pequenos para conseguir adentrar nas minas e trabalhar melhor na extração do ouro.
As crianças também eram aproveitadas, e com 6 anos de idade já começavam a trabalhar.




Jefferson nos conta em detalhes e muito humor, como era o dia a dia dos escravos que trabalhavam na exploração do ouro e fala também histórias da cidade , das cores das casas ... Enfim, a mina é comprida, mas apenas 115 metros estão abertos para a visitação por questões de segurança.



Curiosidade :  As mulheres ficavam do lado de fora, separando o ouro do barro e não entravam nas minas pois acreditavam que a entrada de mulheres nas escavações poderia despertar a ira da Mãe-Terra, provocando o desmoronamento das minas.
                                Màrcia Schorn

Este post faz parte do roteiro de 3 dias em Minas Gerais. Veja aqui






14 comentários

  1. Ah, fala sério, Minas Gerais tem muito lugar legal para visitar... acredito que seja a única cidade no país que tenha tanta coisa em um único lugar.
    Adorei saber sobre... quando eu for viajar, passarei por aí

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu nunca fui em Minas Gerais, meu sonho é conhecer.
    Esse lugar parece incrível demais, já quero conhecer.


    girassoisamarelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que interessante essa visita a uma mina de ouro. É muito bom quando encontramos um guia bem humorado e que conhece bem a história do lugar. Deve ter sido um passeio muito interessante. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, como uma boa mineira conheço Ouro Preto e Mariana, e as historias, amei vc conta sobre a mina e os escravos, Minas é história pura, quando vamos numa cidade historica parece que voltamos um pouco o passado, cheira historia e é a nossa historia, a historia do Brasil... Ameiii.. bjs e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Que legal :D eu adoraria conhecer esta mina e a Mina do Chico Rei, ele tem uma historia bem interessante..

    ResponderExcluir
  6. Nossa que interressante esse passeio, fiquei com vontade de fazer... Que legal, não sabia que mulheres não entravam na mina... para não despertar a ira da Mãe-Terra

    ResponderExcluir
  7. Olá!Com certeza foi uma experiência incrível de conhecer a mina santa Rita e também poder contar com um ótimo guia para aprofundar as informações.
    É uma história incrível e também sofrida pelos escravos,bem interessante a curiosidade sobre as mulheres.Adorei conhecer sobre a mina.Bjs

    ResponderExcluir
  8. Minas Gerais é mesmo um estado repleto de pontos turísticos que retratam a história do nosso país. Imaginar que parte da riqueza foi obtida através do trabalho escravo é de partir o coração, ainda mais com esse ato bárbaro de castrar os escravizados por questão de estatura, desumano, não é mesmo?

    Maravilha de post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Que lugar mais diferente para visitar. Fiquei bem curiosa. Com certeza uma experiência incrível. Adorei as fotos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Que passeio interessante, uma parte da história cheia de dor e crenças. Deve passar um filme na mente em um passeio desses.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Minas Gerais é meu estado natal e minha terra é Juiz de Fora, gosto muito daqui e de algumas cidades do estado, tem muitos lugares bonitos para eu conhecer ainda. Adorei a publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi. Que bacana você vir conhecer nossa linda Minas Gerais. Confesso que amo viajar por aqui, cachoeiras, cidades pequenas, comidinhas caseiras.
    Gosto também de outras culturas, aliás amo mesmo é viajar.
    Muito bacana seu guias d viagens, acompanho sempre.

    ResponderExcluir
  13. Nunca visitei uma mina de ouro, a experiência deve ser bem diferente, apesar de quem têm pavor de espaço fechado não deve ser tão legal, mas confesso que não sabia dessa visita.

    ResponderExcluir
  14. Que viaje heimm, tenho vontade de conhecer Minas gerais e uma mina de ouro.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita , Deixe aqui sua opinião..
Dicas e sugestões serão bem -vindas .
viaje nesta viagem.

Booking.com