Fui visitar a cidade histórica de ouro preto e mariana onde tive o prazer de conhecer a mina santa Rita e o guia Jefferson o qual quero parabeniza-lo
pela excelente aula que tive ,sobre a história do lugar .
A Mina santa Rita foi escavada por negros no período no primeiro ciclo do ouro em Ouro Preto, nessa época as minas eram escavada artesanalmente, sem utilização de explosivos.
Os túneis são úmidos e estreitos, por isso, naquela época castravam-se os escravos de maior estatura, já que era preciso que eles fossem pequenos para conseguir adentrar nas minas e trabalhar melhor na extração do ouro.
As crianças também eram aproveitadas, e com 6 anos de idade já começavam a trabalhar.
Jefferson nos conta em detalhes e muito humor, como era o dia a dia dos escravos que trabalhavam na exploração do ouro e fala também histórias da cidade , das cores das casas ... Enfim, a mina é comprida, mas apenas 115 metros estão abertos para a visitação por questões de segurança.
Curiosidade : As mulheres ficavam do lado de fora, separando o ouro do barro e não entravam nas minas pois acreditavam que a entrada de mulheres nas escavações poderia despertar a ira da Mãe-Terra, provocando o desmoronamento das minas.
Màrcia Schorn
Ah, fala sério, Minas Gerais tem muito lugar legal para visitar... acredito que seja a única cidade no país que tenha tanta coisa em um único lugar.
ResponderExcluirAdorei saber sobre... quando eu for viajar, passarei por aí
Gente, eu nunca fui em Minas Gerais, meu sonho é conhecer.
ResponderExcluirEsse lugar parece incrível demais, já quero conhecer.
girassoisamarelo.blogspot.com
Que interessante essa visita a uma mina de ouro. É muito bom quando encontramos um guia bem humorado e que conhece bem a história do lugar. Deve ter sido um passeio muito interessante. Adorei.
ResponderExcluirAdorei a resenha, como uma boa mineira conheço Ouro Preto e Mariana, e as historias, amei vc conta sobre a mina e os escravos, Minas é história pura, quando vamos numa cidade historica parece que voltamos um pouco o passado, cheira historia e é a nossa historia, a historia do Brasil... Ameiii.. bjs e muito sucesso!
ResponderExcluiroi!
ResponderExcluirQue legal :D eu adoraria conhecer esta mina e a Mina do Chico Rei, ele tem uma historia bem interessante..
Nossa que interressante esse passeio, fiquei com vontade de fazer... Que legal, não sabia que mulheres não entravam na mina... para não despertar a ira da Mãe-Terra
ResponderExcluirOlá!Com certeza foi uma experiência incrível de conhecer a mina santa Rita e também poder contar com um ótimo guia para aprofundar as informações.
ResponderExcluirÉ uma história incrível e também sofrida pelos escravos,bem interessante a curiosidade sobre as mulheres.Adorei conhecer sobre a mina.Bjs
Minas Gerais é mesmo um estado repleto de pontos turísticos que retratam a história do nosso país. Imaginar que parte da riqueza foi obtida através do trabalho escravo é de partir o coração, ainda mais com esse ato bárbaro de castrar os escravizados por questão de estatura, desumano, não é mesmo?
ResponderExcluirMaravilha de post!
Abraços!
Oi, tudo bem? Que lugar mais diferente para visitar. Fiquei bem curiosa. Com certeza uma experiência incrível. Adorei as fotos. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirQue passeio interessante, uma parte da história cheia de dor e crenças. Deve passar um filme na mente em um passeio desses.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirMinas Gerais é meu estado natal e minha terra é Juiz de Fora, gosto muito daqui e de algumas cidades do estado, tem muitos lugares bonitos para eu conhecer ainda. Adorei a publicação!
Abraço!
Oi. Que bacana você vir conhecer nossa linda Minas Gerais. Confesso que amo viajar por aqui, cachoeiras, cidades pequenas, comidinhas caseiras.
ResponderExcluirGosto também de outras culturas, aliás amo mesmo é viajar.
Muito bacana seu guias d viagens, acompanho sempre.
Nunca visitei uma mina de ouro, a experiência deve ser bem diferente, apesar de quem têm pavor de espaço fechado não deve ser tão legal, mas confesso que não sabia dessa visita.
ResponderExcluirQue viaje heimm, tenho vontade de conhecer Minas gerais e uma mina de ouro.
ResponderExcluir