Korikancha : templo do sol

18 comentários

O Templo de Korikancha ou templo do Sol  era um local sagrado de rituais e oferendas ao Deus Sol , cultuado pelos Incas. 

È uma obra da arquitetura Inca e um dos mais importantes complexos arqueológicos  sagrado daquele povo.


Nosso tour pelo vale sagrado dos Incas inicio por esse grandioso templo , que mistura a cultura Inca e a colonial Espanhola,um local um tanto místicos e cheio de história para nos contar.

Aconselho a fazer a visita com um guia , para obter todas as informações , o ingresso custa em torno de 15 soles . Estavamos com  o Marco , guia local que nos acompanhou  por todos os dias que estávamos em Cusco .


Construído com pedras polidas encaixadas , no templo do sol foi construído o convento de Santo Domingo , tem uma igreja estilo Espanhola e até uma pinacoteca com lindas obras de artes.


História

As paredes feitas de pedra de calcita e andesito dão o acabamento perfeito, que prevaleceu pelo tempo – inclusive a 3 terremotos. Possui alguns cronistas, como Garcilaso de la Vega e Cieza de León que descreveram o lugar como o “templo decorado em ouro” e a importância do complexo para a população Inca. É importante destacar que o líder Inca Huayna Capac deu importância especial ao templo e tentou concentrar o império dos Incas nesse lugar. Então ele pediu que todas as pessoas ricas fossem mandadas para Coricancha; isso ajudou criar um império forte e favoreceu o movimento revolucionário

Principais Atrações em Coricancha

O Templo do Sol

Esse é o templo principal de Coricancha. Ocupa mais da metade da atual Igreja de Santo Domingo. Uma das coisas mais interessantes para ver é o corpo embalsamado da criança do sol, posicionado pela prioridade nas cadeiras e mesas de ouro. As paredes foram cobertas com pratos de ouro. Houve uma grande representação do deus Huiracocha, bem como várias múmias encontradas lá. O templo foi protegido pelos mamaconas (sacerdotisas do sol). Uma grande área do templo foi demolida pelos espanhóis para construir parte da Igreja de Santo Domingo. 

O Templo da Lua 
Perto do Templo do Sol, essa construção foi considerada a esposa do Sol: a Lua. Consequentemente, desempenhou um papel importante em Coricancha. O templo era lindo; foi decorado com partes prateadas, e com representação da lua feita de prata. Grande parte do templo da lua foi demolido pelos espanhóis para construir parte da Igreja de Santo Domingo.

O Templo de Vênus e as Estrelas

Acreditavam que as estrelas foram as filhas dos Incas e servas da lua. Esse templo estava perto ao Templo da Lua, mas era separado por uma pequena viela, que foi dedicado à Vênus. Os Incas chamaram Vênus “chasca” que significa “estrela”. De acordo com algumas histórias, o Inca ficou no templo para ser divinizado pelos festivais, cerimônias ou sacrifícios que realizavam em um pátio retangular.

Templo Arco-Íris

O arco-íris foi adorado no templo e segundo às crenças antigas, os Incas acreditaram que ele veio do Sol. Uma parte desse templo também foi demolido durante a construção do Convento Dominicano.

O Jardim Solar

O Jardim Solar se tornou quase um armazém de oferendas levadas em honra ao deus sol. Consiste de muitas coisas, como flores e folhas levadas do Tahuantinsuyo. Pesquisas indicam que essas oferendas foram feitas de ouro e prata. Eles foram tão abundantes que encheram o jardim. Durante a época Colonial, se tornou o jardim dos frades dominicanos.

As Fontes

Na Coricancha original haviam 5 diferentes fontes e a origem da água foi um grande segredo. Cada fonte tinha um significado religioso diferente e foram decorados com lindos metais.

18 comentários

  1. Deve ter sido um passeio incrível! Cheio de lugares lindos e com história.

    ResponderExcluir
  2. Uau... Que passeio mágico, cara! Sempre ouvi falar do Templo do Sol, mas nunca havia visto uma única foto! Obrigado pelo registro detalhado nessa postagem! Foi gostoso ler e ver as imagens.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha o Templo de Korikancha, o lugar é incrível, esse passeio foi muito bom, conhecer um lugar assim é maravilhoso, gostei muito de conhecer um pouco da história bjs.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma delicia visitar lugares com um passado e uma história tão rica,um presente para alma,amei.bjus.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas um passeio maravilhoso cheio de descobertas. Adoro os posts daqui. Um beijão!

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Que lugar maravilhoso :D com certeza foi uma viagem incrivel...

    ResponderExcluir
  7. Achei maravilhoso o local e a história. O mundo possui muitos lugares antigos como esse. Sou apaixonada por lugares com arquitetura antigas e de pedras, um dia espero visitar lugares assim pessoalmente. Me encanta a Basílica de Santa Sofia na Turquia, pois tem uma arquitetura antiga e traz muitas histórias. Poderia ser uma sugestão de visita! Obrigada pelo artigo, como sempre sua escrita é perfeita!

    ResponderExcluir
  8. Para uma amante de história seu post foi muito importante. A arquitetura é uma das minhas paixões. Amei conhecer mais sobre essa cultura antiga porém tão importante para nosso aprendizado

    ResponderExcluir
  9. Que lugar incrivel ! Ja fiquei com vontade de conhecer

    ResponderExcluir
  10. Ai que deliciaaaaaaaa, querida que passeio maravilhoso, me leva também! kkkk adoro vir aqui! você me deixa com muita vontade de estar em cada lugar que você posta, parabéns, beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Uau confesso que nunca tinha ouvido falar de KORIKANCHA mais é lindíssimo,estar no seu blog é viajar com você,o lugar é incrível.

    ResponderExcluir
  12. Eu deixaria o guia louco numa visita dessas,imagine quanta coisa para perguntar,quantas fotos,um sonho viu,bjus.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Sou completamente louca para conhecer o Templo do Sol, pois gosto muito da história do local e creio que seria uma experiência simplesmente única. Gostei da dica de fazer a visita com um guia, pois isso realmente deve agregar bastante a visita. Amei as informações que trouxe e fotos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que show esse lugar, hein. Tenho muita vontade de conhecer. Sou apaixonada pela cultura Inca. Amei as fotos.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  15. Que lugar maravilhoso, cheio de história. Cultura pura!

    ResponderExcluir
  16. Oie, Obrigada por me apresentar mais um lugar maravilhoso. Tai um lugar que gostaria mesmo de conhecer.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Lindo lugar e repleto de historia! Estou guardando diversas dicas de bons locais para visitar posteriormente.
    Bjus!❤🍓😘

    ResponderExcluir
  18. Adorei o lugar. Com uma atmosfera que nos remete aos tempos longínquos do passado é uma pedida perfeita para exploração. Acho que o guia tem o seu valor para nos contar detalhes de cada lugar e construção.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita , Deixe aqui sua opinião..
Dicas e sugestões serão bem -vindas .

Se você como eu gosta de um bom vinho Clik AQUI

Se você como eu gosta de um bom vinho  Clik AQUI
visite wine lovers

Pesquisar